As lentes, também conhecidas como objetivas, são a parte mais importante do seu equipamento fotográfico. O que define se a sua lente é boa ou não são os materiais utilizados na sua montagem, vidro, corpo e até a cola que junta cada pedaço, e isso vai influenciar na qualidade final da imagem.

Quanto melhor a lente mais nítida, com cores mais reais e com menos interferências ficarão as fotos feitas com ela. As lentes que são feitas com os melhores materiais e com o melhor controle de qualidade são, naturalmente, sempre mais caras. Várias vezes boas lentes vão custar mais caro que a sua câmera! Mas se forem bem cuidadas, as lentes podem durar a vida toda.

A fabricação de lentes de qualidade é um processo quase artesanal e isso é o que justifica o preço. Mas dá pra economizar: o melhor custo/benefício na hora de comprar uma lente boa é procurando por usadas.

Além do preço, alguns fatores são importantes na hora de escolher sua lente.

DISTÂNCIA FOCAL

As lentes podem ter somente uma distância focal (lentes fixas) ou podem permitir o uso de várias distâncias focais girando o anel (lentes com zoom). A distância focal aparece em mm na descrição das lentes. As distâncias focais são divididas em alguns grupos principais:

– Normais (por volta de 50mm)

• Com elas o ângulo de visão é mais ou menos como o do olho humano. Essa é a distância focal da maioria das lentes de celular e compactas.

• Ideias para: um pouco de tudo (não são especializadas, logo são bem versáteis.)

• Características: o resultado é muito parecido com o que vemos com o olho.

– Grande-angulares (até 50mm)

• Com elas você consegue registrar um ângulo muito grande de visão.

• Ideais para: paisagens, arquitetura/ambientes apertados, fotos de grupos.

• Características: faz os objetos da foto parecerem mais distantes uns dos outros e costumam distorcer as bordas.

– Teleobjetivas (50mm até 200mm)

• Com elas você consegue fotografar um assunto que está mais longe.

• Ideais para: retratos e closes em assuntos distantes.

• Características: faz os objetos da foto parecerem mais próximos uns dos outros além de possuírem uma menor profundidade de campo.

– Super-teleobjetivas (200mm ou mais)

• Com elas você consegue fotografar um assunto que está muito, mas muito, longe (lentes usadas para fotografar leões na África, por exemplo.)

• Ideais para: fotografar celebridades, astronomia, animais hostis.

• Características: faz os objetos da foto parecerem bem mais próximos uns dos outros do que a realidade e necessitam do uso de tripé.

ABERTURA DE DIAFRAGMA

A abertura aparece ao lado da letra “f”, a “medida” da abertura. Ao comprar você provavelmente verá um só valor no nome da câmera. Esse será o valor máximo de abertura da lente. O valor que está escondido é provavelmente f/22 ou f/29, que é normalmente a menor abertura de todas as lentes. Isso quer dizer que qualquer lente pode fechar o diafragma bastante.

Existem lentes mais claras e mais escuras. Não existem valores fixos pois a claridade da lente depende da comparação com outras lentes de mesma distância focal.

– Lentes claras (ou lentes rápidas)

• Normalmente possuem abertura máxima entre f/1.4 e f/2.8

• Ideais para: pouca iluminação (entra bastante luz) e retratos (faz desfoques.)

• Nas super teleobjetivas uma abertura de f/4 já é considerada bem clara.

– Lentes escuras

• Normalmente acima de f/5.6

• Ideais para: larga profundidade de campo e quando você não precisa fotografar em situações críticas de luz

• Dica: ninguém gosta de lentes escuras, afinal qualquer lente pode ficar escura só fechando o diafragma, o que faz das lentes claras mais versáteis.

– Lentes específicas

• Macro: para fazer fotos bem de perto. Ideais para fotografar insetos e outros objetos e detalhes bem pequenos. Ao comprar a lente procure pela palavra “Macro” na sua descrição e também pelo mínimo de distância de foco (minimum focusing distance) e ampliação (magnification.)

• Fisheye: Essas lentes são grande angulares que fazem ainda mais distorção nas fotos, resultando em uma aparência circular.